sexta-feira, 23 de novembro de 2007

falar bem...

Ontem fui visitar um cliente, e, como sempre, continuo com dificuldades na hora de vender o meu serviço...
Eu acho que, durante o curso de design, deveria ter pelo menos algo em relação a isso... aliás, no meu curso, teve alguns pontos conflitantes... um exemplo: no segundo ano, uma professora nos aconselhou a sempre levar 3 alternativas de layout pro cliente, pra ele escolher uma delas. No quarto ano, vem outro professor e diz que não é assim. Leva só uma opção porque o cliente só tá pagando por uma. Me revoltou por uns dias durante o curso essa diferença de idéias entre professores que participavam "ativamente" do mercado. Mas depois você vê que é inútil a indignação, pois é você mesmo que forma seu ponto de vista e escolhe que caminho seguir.
Mas é incrível , pra quem não é acostumado a falar em público e lidar com pessoas o tempo todo, como o cliente se torna um "monstro" na primeira vez que você se depara com ele, não importando o tamanho, sexo ou idade do cliente. Eu suei, gaguejei, não achava as palavras certas... ou seja, tudo o que se não pode fazer na frente dele. Mas ontem foi mais sossegado. Não digo que já estou com uma grande experiência, porém consegui falar melhor, não suei (tanto), e nem gaguejei, hahahaha.
Engraçado. Durante a faculdade, isso nem me passava pela cabeça. Hoje eu sei o quanto é importante para essa área a socialização, comunicação pessoal. Falar bem é essencial.

Mudando de assunto (não tanto, eu acho), numa lista de discussão que acabei de entrar, mandaram o seguinte produto: Kindle: Amazon´s new wireless reading device
Disse não tanto no começo, porque ler ajuda a falar melhor.
Mas quanto ao design do produto, na lista tá tendo uma discussão quanto ao tamanho e a ergonomia. Ainda não formei uma opinião porque nunca usei um aparato assim para leitura...
O Frederick (usabilidoido) deu um exemplo de um palm que já tem essa função e parece ser melhor para leitura.
Muitos deram opiniões: aparelho maior para maior legibilidade e leiturabilidade... menor para ergonomia, maior conforto...

Bom, já escrevi demais...

Aqui vai um link legal de uma pesquisa sobre blogs, que achei no sedentário.
Outro link com uma pesquisa mundial de informações em relação à internet.


...shiratori...

Nenhum comentário: